Autentico churrasco grego com espetos
parachurrasco.com
parachurrasco.com

Tudo o que um amante do churrasco precisa

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego?

Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito com um churrasco tradicional, a peça central do evento é geralmente um grande conjunto de espetos que são espalhados em uma “cama” de brasas e cheios de carne espetadas. Essas grades com os espetos são giradas à mão por horas, até que a carne esteja cozida. Outros pratos – como feta assada ou moussaka – são feitos e servidos, mas a carne no espeto é a verdadeira rainha da refeição.

Origem do Churrasco Grego

Grande parte da tradição do churrasco grego vem da ilha de Chipre. A gastronomia da ilha é única em grande parte devido às fortes influências turcas. Embora não seja o grill feito em toda a Grécia, a terminologia e práticas em Chipre são exclusivas para a ilha.

Como é feito Churrasco Grego?

Cordeiro inteiro assado

O churrasco grego é feito em uma grelha grande que fica no centro da “cama de brasas”. Embora versões comerciais compactas e elevadas estejam disponíveis, os tradicionais espetos metálicos longos ainda são usados em grandes reuniões.

O souvla é colocado em uma cama de brasas. A cama contem geralmente aproximadamente dois metros. Os carvões são intencionalmente muito, muito quentes, mas não devem ser quentes o suficiente para causar um incêndio. Durante o processo de cozimento, garrafas de vinagre são mantidas para extinguir as chamas.

A carne mais frequentemente cozida em um souvla durante um churrasco grego é o cordeiro. Existem duas preparações:

  • Assar o cordeiro inteiro. Isso envolve a limpeza do cordeiro, enchendo-o com sal, pimenta e limão e, em seguida, espetando para levar a churrasqueira. Um cordeiro inteiro pode levar muito tempo – mais de seis dias – para cozinhar durante todo o tempo.
  • Cozinhar o lombo do cordeiro com o osso ainda preso. Cada pedaço de cordeiro é pressionado na grelha e polvilhado com sal, pimenta e limão. A gordura é deixada no cordeiro em ambos os casos, pois vai derreter lentamente e bater nas brasas, criando fumaça que vai dar sabor à carne.

Curiosidades

Os intestinos do cordeiro tornam-se um prato chamado “kokoretsi”. Isso envolve encher as entranhas e miudezas nos intestinos formando uma salsicha longa, a qual é espetada e cozida sobre as brasas, junto com o cordeiro.

Não há regras fixas s sobre um churrasco grego. Tudo pode ser servido durante um, que inclui saladas ou souvlaki. Um churrasco grego, em todas as suas formas, destina-se a ser um evento que traz a comunidade em torno da comida.

Compartilhar o artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Artigos relacionados
Autentico churrasco grego com espetos
Curiosidades

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego? Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito

Lear mais »
Limpar e usar churrasquiera a gás
Dicas

Como usar uma Churrasqueira a Gás

Dicas para manter e usar corretamente sua churrasquiera de gás. Como você pode ver, a manutenção e o cuidado da churrasqueira são parte fundamental do processo. Então, siga estas técnicas

Lear mais »
Churrasco saudável
Dicas

Como fazer um churrasco mais saudável

Aqui lhe diremos quais são as alternativas menos oleosas, mais nutritivas e igualmente saborosas. É um dos melhores planos quando o bom tempo chega. Em família ou com amigos, ninguém

Lear mais »