Autentico churrasco grego com espetos
parachurrasco.com
parachurrasco.com

Tudo o que um amante do churrasco precisa

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego?

Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito com um churrasco tradicional, a peça central do evento é geralmente um grande conjunto de espetos que são espalhados em uma “cama” de brasas e cheios de carne espetadas. Essas grades com os espetos são giradas à mão por horas, até que a carne esteja cozida. Outros pratos – como feta assada ou moussaka – são feitos e servidos, mas a carne no espeto é a verdadeira rainha da refeição.

Origem do Churrasco Grego

Grande parte da tradição do churrasco grego vem da ilha de Chipre. A gastronomia da ilha é única em grande parte devido às fortes influências turcas. Embora não seja o grill feito em toda a Grécia, a terminologia e práticas em Chipre são exclusivas para a ilha.

Como é feito Churrasco Grego?

Cordeiro inteiro assado

O churrasco grego é feito em uma grelha grande que fica no centro da “cama de brasas”. Embora versões comerciais compactas e elevadas estejam disponíveis, os tradicionais espetos metálicos longos ainda são usados em grandes reuniões.

O souvla é colocado em uma cama de brasas. A cama contem geralmente aproximadamente dois metros. Os carvões são intencionalmente muito, muito quentes, mas não devem ser quentes o suficiente para causar um incêndio. Durante o processo de cozimento, garrafas de vinagre são mantidas para extinguir as chamas.

A carne mais frequentemente cozida em um souvla durante um churrasco grego é o cordeiro. Existem duas preparações:

  • Assar o cordeiro inteiro. Isso envolve a limpeza do cordeiro, enchendo-o com sal, pimenta e limão e, em seguida, espetando para levar a churrasqueira. Um cordeiro inteiro pode levar muito tempo – mais de seis dias – para cozinhar durante todo o tempo.
  • Cozinhar o lombo do cordeiro com o osso ainda preso. Cada pedaço de cordeiro é pressionado na grelha e polvilhado com sal, pimenta e limão. A gordura é deixada no cordeiro em ambos os casos, pois vai derreter lentamente e bater nas brasas, criando fumaça que vai dar sabor à carne.

Curiosidades

Os intestinos do cordeiro tornam-se um prato chamado “kokoretsi”. Isso envolve encher as entranhas e miudezas nos intestinos formando uma salsicha longa, a qual é espetada e cozida sobre as brasas, junto com o cordeiro.

Não há regras fixas s sobre um churrasco grego. Tudo pode ser servido durante um, que inclui saladas ou souvlaki. Um churrasco grego, em todas as suas formas, destina-se a ser um evento que traz a comunidade em torno da comida.

Compartilhar o artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Artigos relacionados
Receita de molho barbecue
Receitas

Receita de Molho Churrasco.

Quer aprender a preparar o verdadeiro molho de churrasco? Não existe nada melhor para acompanhar carnes como de porco, ou de frango, cozinhadas ao ar livre. Anota bem os passos

Lear mais »
Receita de molho barbecue
Receitas

Receita de Molho Churrasco.

Quer aprender a preparar o verdadeiro molho de churrasco? Não existe nada melhor para acompanhar carnes como de porco, ou de frango, cozinhadas ao ar livre. Anota bem os passos

Lear mais »