Receira para acompanhar o churrasco
parachurrasco.com
parachurrasco.com

Tudo o que um amante do churrasco precisa

3 Receitas de Acompanhamento para Churrasco

Vamos apresentar a vocês várias receitas para acompanhar churrascos. São petiscos frescos e saborosos que podem ser servidos antes e durante o churrasco.

Receita de Batatas Rústicas Assadas com molho especial

Se você gosta de batatas, essa é a receita perfeita para acompanhar o churrasco. Batatas é o complemento ideal para um bom churrasco, e, tanto adultos quanto crianças são apaixonados por batatas.

Ingredientes para 4 pessoas

Para a batata rústica:

  • Para as batatas:
  • 500 gr de batatas médias (tente escolher todas praticamente com o mesmo tamanho).
    • 1 colher de chá com cada uma dessas especiarias;
    • Páprica;
    • Tomilho;
    • Alho em pó;
    • Orégano;
    • Erva-dragão;
    • 1 colher de chá de sal;
    • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
    • 1 colher de sopa de água.
  • Para o molho especial:
    • 20 gr de maionese (você pode comprar pronta ou preparar com a nossa receita de maionese caseira);
    • 50 gr de iogurte natural;
    • 50 gr de cream cheese;
    • 1 colher de chá de mostarda (aqui se usa mais mostarda que geralmente usam para hambúrgueres, já que utilizaremos uma tipo Dijon, tiraria muito o gosto do resto dos ingredientes);
    • 1 colher de chá de endro;
    • 1 colher de chá de orégano;
    • 1 colher de sopa de alcaparras;
    • 1 pitada de sal. 

Modo de preparo das batatas

Como fazer a receita de batatas rústicas assadas com molho especial.

  1. Lave bem as batatas, tendo em vista que não vamos tirar a casca. Corte-as em 4 pedaços e depois em 8.
  2. Coloque os pedaços em uma tigela ou recipiente, e adicione todas as especiarias, o sal, o azeite e a água. Mexa bem as batatas para que a mistura penetre nelas.
  3. Deixe o forno pré-aquecido durante 10 minutos a 200º C.
  4. Coloque-as em uma forma (você pode forrar antes com papel vegetal para evitar que as batatas grudem). Ponha a bandeja no forno e deixe que elas assem por cerca de 30-35 minutos.
  5. Quando der 15 minutos, tire a forma e vire cada uma, e deixe-as que assem até o tempo restante. Assim que chegar aos 30 minutos veja como está o ponto, você pode furar com um garfo para saber se está crocante por fora e macia por dentro. Assim que estiverem douradas, você já pode tira-las do forno.

Como preparar o molho especial

  1. Enquanto as batatas são assadas você pode ir fazendo o molho. Em uma tigela pequena (pode até ser a que será servida o molho), misture o iogurte com a maionese, o cream cheese e a mostarda. Assim que estiverem todos esses ingredientes, adicione os restantes: endro, orégano, erva-dragão, sal e alcaparras picadas.
  2. Mexa bem para misturar todos os ingredientes, e está pronto. Se você quiser servir fresquinho, guarde-o na geladeira até 30 minutos antes de comer.

Receita de batatas assadas com sour cream

Receita de batata assada com Sour cream
Batatas Sour Cream

Essa receita para acompanhar o churrasco é uma delícia. O molho sour cream é uma receita francesa, mas hoje em dia podemos encontra-la em muitos pratos de comida americana. É muito fácil de fazer e o resultado é fantástico.

Como fazer batatas assadas

Deixe o forno pré-aquecido em 200ºC.

Lave as batatas e, ainda úmidas, tempere e coloque-as em um papel alumínio. Ponha em uma forma e asse a 200ºC. Dependendo do tamanho da batata, pode demorar entre 45 minutos a 1 hora para ficar prontas. De todo modo, quando ao encosta-las levemente com uma colher ou um garfo e estiverem macias, estarão prontas.

Já assadas, desembrulhe-as e espere que esfriem um pouco para abri-las para não quebrar (se você quer servi-las sem a casca, as batatas devem ser descascadas ainda bem quentes). Sirva com o sour cream caseiro por cima.

Modo de preparo do sour cream caseiro

Lave a cebolinha e corte em pedaços. Despeje a nata líquida em uma tigela. Adicione duas colheres de sopa de suco de limão (essa quantidade pode variar, dependendo se você quer mais ou menos ácido) e a cebolinha cortada. Misture. Começará a ficar ralo, mas depois engrossa. Deixe em repouso cerca de 15 minutos para que fique espesso e que os sabores fiquem homogêneos e está pronto para servi-lo por cima das batatas assadas.

Origem da receita das batatas com sour cream

Na verdade, o autêntico sour cream (inglês), saure sahne schmand (em alemão), panna acida (em italiano), etc., é um preparativo bastante sofisticado, consistente em uma nata fermentada através de bactérias de ácido láctico. É um processo complexo e fazer em casa seria complicado. È por isso que trouxemos uma receita simplificada mas que é um excelente acompanhamento para churrasco de carne, legumes e peixes.

Receita de Guacamole

Guacamole com Nachos

A receita do molho típico mexicano a base de abacate é ideal para acompanhar o churrasco pois é fresca e combina perfeitamente com carnes. Aprenda a prepará-lo para acompanhar seus pratos. Podemos servir esse molho com nachos, uma combinação que é uma delícia.

O término “guacamole” vem do idioma náuatle: “Ahuacatlmolli” traduzido ao português, a partir das palavras “Ahuacatl” (abacate) + “molli” (mole).

Ingredientes para fazer guacamole:

  • 2 abacates:
  • 1 tomate;
  • ½ cebolinha verde;
  • ½ limão;
  • Uma colherzinha de café de vinagre de vinho;
  • Sal;
  • Coentro.

Como preparar o molho guacamole

Tire a casca e a semente dos abacates, para isso corte o abacate ao meio e separe-o em 2 partes. Com uma faca puxe a semente do abacate e tire-a. Para descascar os abacates pegue toda sua massa com uma colher até que fique somente a casca.

Com os abacates prontos coloque-os em uma tigela.  Amasse-os com um garfo até que fique uma pasta.

Descasque e pique em pedacinhos o tomate e coloque a metade da cebolinha verde.

Adicione a mistura à massa dos abacates, o tomate, cebolinha verde, coentro picado e o suco de limão. Misture bem.

Acerte o ponto do sal e está pronto. Com isso preparamos um molho guacamole delicioso para acompanhar o churrasco.

Compartilhar o artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Artigos relacionados
Autentico churrasco grego com espetos
Curiosidades

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego? Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito

Lear mais »
Churrasco saudável
Dicas

Como fazer um churrasco mais saudável

Aqui lhe diremos quais são as alternativas menos oleosas, mais nutritivas e igualmente saborosas. É um dos melhores planos quando o bom tempo chega. Em família ou com amigos, ninguém

Lear mais »