Ao preparar um churrasco ao ar livre tem um protagonista principal, e esse é a carne. Para ter sucesso, você precisa saber como controlar os pontos da carne, algo que requer muita prática.
Quais são os pontos de assar a carne grelhada?
Vamos conversar com você sobre os diferentes tipos de pontos que existem para a carne, bem como a temperatura que deve ser para estar naquele ponto. Anote!
Crua

Também conhecida como extra rare, selada, ponto bleu (e pelos churrasqueiros como carne bate e volta), a temperatura da é de 45 graus Celsius e 115 graus F.
Essa carne tem o exterior tostado com uma cor marrom, que é formado quando a carne entra em contato com o calor. Por outro lado, a carne por dentro é vermelha e sangrenta. É macia e suculenta. Geralmente ela fica pronta com alguns minutos de cada lado.
Mal passada

Não confunda com a anterior. É a que geralmente é conhecida como mal passada ou rare. A temperatura de corte é de 48-55 graus Celsius e 120-125 graus F.
A cor marrom também está presente nesta carne, apenas o interior é um tom rosado com um centro suculento e vermelho vivo. A carne parece macia ao toque. Mais ou menos levará cerca de 4-5 minutos de cada lado.
Ao ponto para mal passada

Conhecida como “medium rare” é um ponto da carne muito comum nos países latinos. Nesse caso, a temperatura da carne é de 54-57 graus Celsius e 130-135 graus F.
Mantém a cor marrom por fora, só que o centro é um tom rosa intenso, com a carne em um tom mais café. Ao tocar com os dedos nota-se a carne firme, porque é macia e elástica. Geralmente essa carne fica pronta por volta de 8 minutos.
Ao ponto
Como regra geral, é a favorita do povo. A carne fica a 60-63 graus Celsius e 140-145 graus F, destaca-se por um toque firme e elástico.
Neste caso, a crosta marrom tem um tom bem dourado, e é mais chamativo. Por outro lado, o centro tem um tom rosa muito claro. Também conhecida como medium. Pode demorar cerca de 9 minutos para ficar pronta.
Ao ponto para bem passada
Para algumas pessoas é o último ponto da escala, para outras, é só mais um. Nesse caso, a carne chega aos 70 graus Celsius e aos 160 graus F.

A cor marrom no seu exterior está mais presente por toda a superfície da carne, enquanto que seu interior o tom marrom é bastante leve. Ao toque, esta carne é firme. O tempo estimado para que chegue nesse ponto é de uns 11 minutos.
Bem passada
Esse é o caso da carne, para alguns, considerada como “queimada”. A carne fica a mais de 70 graus Celsius e mais de 160 graus F.

O exterior da carne tem um tom castanho acinzentado, enquanto o interior tem um tom castanho mais forte. Para este tipo de ponto, é necessário cozinhar a carne por mais de 12 minutos.
Truques para saber o ponto da carne
Enquanto a carne é assada, aos que não têm muita experiência seria melhor que usassem um termômetro de cozinha para saber qual é a temperatura dentro da carne, até que chegue à indicada.
No entanto, os chefs especialistas usam outros pequenos truques. Por exemplo, usando os dedos da mão. Unindo dois dedos e pressionando a parte inferior da palma da mão, pode-se ter uma ideia de como a carne estará por dentro. Assim:
- Polegar e indicador: Você vai notar que esta área é muito macia, o que seria a carne mal passada.
- Polegar e dedo médio: Nota-se como a resistência nessa zona de pressão é um pouco mais forte. Isso corresponde à carne ao ponto para bem passada.
- Polegar e mínimo: Neste caso, a resistência é muito sentida na palma da mão, o que equivale à carne ao ponto.