Pontos da carne
parachurrasco.com
parachurrasco.com

Tudo o que um amante do churrasco precisa

Sabe diferenciar os Pontos da Carne?

Ao preparar um churrasco ao ar livre tem um protagonista principal, e esse é a carne. Para ter sucesso, você precisa saber como controlar os pontos da carne, algo que requer muita prática.

Quais são os pontos de assar a carne grelhada?

Vamos conversar com você sobre os diferentes tipos de pontos que existem para a carne, bem como a temperatura que deve ser para estar naquele ponto. Anote!

Crua

Ponto da carne crua
Carne com ponto para crua

Também conhecida como extra rare, selada, ponto bleu (e pelos churrasqueiros como carne bate e volta), a temperatura da é de 45 graus Celsius e 115 graus F.

Essa carne tem o exterior tostado com uma cor marrom, que é formado quando a carne entra em contato com o calor. Por outro lado, a carne por dentro é vermelha e sangrenta. É macia e suculenta. Geralmente ela fica pronta com alguns minutos de cada lado.

Mal passada

Carne mal passada
Carne mal passada

Não confunda com a anterior. É a que geralmente é conhecida como mal passada ou rare. A temperatura de corte é de 48-55 graus Celsius e 120-125 graus F.

A cor marrom também está presente nesta carne, apenas o interior é um tom rosado com um centro suculento e vermelho vivo. A carne parece macia ao toque. Mais ou menos levará cerca de 4-5 minutos de cada lado.

Ao ponto para mal passada

Carne al punto para mal passada
Carne preparada ao ponto para mal passada

Conhecida como “medium rare” é um ponto da carne muito comum nos países latinos. Nesse caso, a temperatura da carne é de 54-57 graus Celsius e 130-135 graus F.

Mantém a cor marrom por fora, só que o centro é um tom rosa intenso, com a carne em um tom mais café. Ao tocar com os dedos nota-se a carne firme, porque é macia e elástica. Geralmente essa carne fica pronta por volta de 8 minutos.

Ao ponto

Como regra geral, é a favorita do povo. A carne fica a 60-63 graus Celsius e 140-145 graus F, destaca-se por um toque firme e elástico.

Neste caso, a crosta marrom tem um tom bem dourado, e é mais chamativo. Por outro lado, o centro tem um tom rosa muito claro. Também conhecida como medium. Pode demorar cerca de 9 minutos para ficar pronta.

Ao ponto para bem passada

Para algumas pessoas é o último ponto da escala, para outras, é só mais um. Nesse caso, a carne chega aos 70 graus Celsius e aos 160 graus F.

Carne ao ponto
Carne preparada ao ponto

A cor marrom no seu exterior está mais presente por toda a superfície da carne, enquanto que seu interior o tom marrom é bastante leve. Ao toque, esta carne é firme. O tempo estimado para que chegue nesse ponto é de uns 11 minutos.

Bem passada

Esse é o caso da carne, para alguns, considerada como “queimada”. A carne fica a mais de 70 graus Celsius e mais de 160 graus F.

Carne bem passada
Carne bem passada

O exterior da carne tem um tom castanho acinzentado, enquanto o interior tem um tom castanho mais forte. Para este tipo de ponto, é necessário cozinhar a carne por mais de 12 minutos.

Truques para saber o ponto da carne

Enquanto a carne é assada, aos que não têm muita experiência seria melhor que usassem um termômetro de cozinha para saber qual é a temperatura dentro da carne, até que chegue à indicada.

No entanto, os chefs especialistas usam outros pequenos truques. Por exemplo, usando os dedos da mão. Unindo dois dedos e pressionando a parte inferior da palma da mão, pode-se ter uma ideia de como a carne estará por dentro. Assim:

  • Polegar e indicador: Você vai notar que esta área é muito macia, o que seria a carne mal passada.
  • Polegar e dedo médio: Nota-se como a resistência nessa zona de pressão é um pouco mais forte. Isso corresponde à carne ao ponto para bem passada.
  • Polegar e mínimo: Neste caso, a resistência é muito sentida na palma da mão, o que equivale à carne ao ponto.

Compartilhar o artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Artigos relacionados
Receira para acompanhar o churrasco
Receitas

3 Receitas de Acompanhamento para Churrasco

Vamos apresentar a vocês várias receitas para acompanhar churrascos. São petiscos frescos e saborosos que podem ser servidos antes e durante o churrasco. Veja também, Molho para Churrasco Caseiro: 7

Lear mais »
Carne para churrasco
Receitas

As melhores carnes para o churrasco

Reunir os amigos, confraternizar com os colegas do trabalho, comemorar datas especiais: não faltam motivos para um bom churrasco. Porém, para garantir o sucesso do seu churrasco, é preciso acertar

Lear mais »
Churrasco saudável
Dicas

Como fazer um churrasco mais saudável

Aqui lhe diremos quais são as alternativas menos oleosas, mais nutritivas e igualmente saborosas. É um dos melhores planos quando o bom tempo chega. Em família ou com amigos, ninguém

Lear mais »
Autentico churrasco grego com espetos
Curiosidades

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego? Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito

Lear mais »