Limpar e usar churrasquiera a gás
parachurrasco.com
parachurrasco.com

Tudo o que um amante do churrasco precisa

Como usar uma Churrasqueira a Gás

Dicas para manter e usar corretamente sua churrasquiera de gás.

Como você pode ver, a manutenção e o cuidado da churrasqueira são parte fundamental do processo. Então, siga estas técnicas e evite os erros cometidos mais comuns quando você cozinha na churrasqueira a gás.

Mantenha a grelha limpa

Uma grade suja emite fumaça constantemente e deixa um gosto ruim na comida. Tudo isso não acontecerá se mantivermos a churrasqueira limpa. Podemos fazer isso aquecendo a grelha 10 ou 15 minutos antes de cozinhar ou terminar. Grande parte da gordura queimará a altas temperaturas e será limpa, mas nem toda a sujeira será removida dessa maneira.

A comida que cai na churrasqueira, os molhos com os quais ela é cozida e outras substâncias não são eliminadas até que você esfregue com um produto específico.

É aconselhável remover as grelhas e queimadores pelo menos duas vezes por ano para limpar completamente. Se usá-la regularmente ao longo do ano, a limpeza deve ser feita com mais frequência.

A diferença é clara podendo ser observada e percebida no sabor dos alimentos cozidos.

Evite explosões descontroladas

Quando a gordura da comida é combinada com uma faísca ou chama, explosões inesperadas e até chamas altas podem ocorrer. As rajadas devem poder ser controladas com um extintor de incêndio nas proximidades.

Precisamos manter uma parte da grade vazia para mover a comida se um pequeno incêndio acontecer acidentalmente.

Se o fogo se espalhar, você pode ter que remover a comida da grelha, mas o truque é deixar o fogo queimar toda a gordura e se livrar dela o mais rápido possível.

Se o fogo sair de controle, remova a comida, desligue os queimadores e feche a saída de gás.

Calor e açúcar

A temperatura máxima para carnes com molho é de 130°C.

O açúcar é queimado a 130ºC. Se cozinharmos alimentos com molhos que contenham açúcar, devemos manter a temperatura dos queimadores abaixo dessa temperatura, caso contrário, a comida queimará e escurecerá

Assista o churrasco constantemente

Quase todas as histórias que ouvi sobre pessoas que queimaram a comida na churrasqueira começam com: “só saí um pouquinho para …”. Qualquer erro pode fazer com que sua grade saia do controle e queime tudo o que estiver cozinhando.

Você tem que prestar atenção ao que está cozinhando, particularmente aos alimentos que são feitos rapidamente, como hambúrgueres, costeletas ou bifes.

Certifique-se de ter tudo o que precisa pronto antes da comida tocar o fogo.

Tenha o combustível necessário

Você já ficou gás na churrasqueira enquanto tem muitos convidados famintos em casa? Essa não é a hora de sair para comprar um botijão de gás novo. Você tem que ter um de reserva sempre.

Segurança alimentar

O que é o mesmo cozinhar sem perigo? É certificar-se de que a comida é preparada à temperatura certa, da forma certa e com condições de higiene adequada. Mantenha a área limpa, use pratos e talheres diferentes para os diferentes ingredientes, lave as mãos sempre necessário. Não esqueça de olhar as datas de validades dos produtos e as condições das carnes (cor, odor e textura), descarte qualquer item inadequado para o consumo.

A temperatura correta

O fato de que a churrasqueira pode cozinhar em certos graus não significa que você deve usá-la para tudo lhe der vontade. Cortes finos de carne de cordeiro, porco ou vaca, incluindo hambúrgueres, devem ser cozidos rapidamente a uma temperatura alta.

Os ingredientes mais delicados, como peixe, legumes ou frango, devem ser cozidos em fogo médio na grelha. Frangos assados ​​e carnes grossas devem ser feitos a uma temperatura mais baixa com calor indireto. Seja paciente com os tempos de cozimento que serão mais longos com as temperaturas mais baixas.

Sele a comida

O selamento é um dos segredos para obter todo o sabor na grelha. Não impede que a carne fique suculenta, apenas carameliza sua superfície e cria uma camada crocante.

Para fazer isso corretamente, você tem que aquecer a grelha ao máximo, colocar a carne e esperar 1 minuto. Vire-a e reduza o calor. É justamente essa alta temperatura que carameliza a superfície da carne.

Calor Indireto

Embora o calor direto seja ideal para cozinhar rapidamente, a torrefação indireta permite que você cozinhe completamente grandes assados ​​e até mesmo assar pão.

Tudo o que você precisa fazer é desligar os queimadores que estão exatamente abaixo do que você vai cozinhar. Isso nos dará a possibilidade de cozinhar perfeitamente as carnes em temperaturas mais baixas sem queimar as partes externas.

Manutenção regular da grelha a gás.

Limpe os queimadores duas vezes ao ano

A limpeza regular resulta em uma churrasqueira com maior vida útil.

Esse processo começa com uma boa limpeza e continua com uma inspeção completa de todas as partes internas. Verifique os queimadores especialmente para garantir que as portas (orifícios através dos quais as chamas saem) não estejam obstruídas. Nesse caso, use um fio de metal fino para eliminar qualquer obstrução.

Compartilhar o artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Artigos relacionados
Carne para churrasco
Receitas

As melhores carnes para o churrasco

Reunir os amigos, confraternizar com os colegas do trabalho, comemorar datas especiais: não faltam motivos para um bom churrasco. Porém, para garantir o sucesso do seu churrasco, é preciso acertar

Lear mais »
Autentico churrasco grego com espetos
Curiosidades

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego? Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito

Lear mais »
Como planejar uma festa de churrasco
Dicas

Como Planejar um churrasco

PLANO DE FESTA DE CHURRASCO PARA TRIUNFAR E APRECIAR Que fazer para que uma Festa de churrasco tenha sucesso Agora que o clima esquentou, já podemos tirar o máximo proveito

Lear mais »