Churrasco saudável
parachurrasco.com
parachurrasco.com

Tudo o que um amante do churrasco precisa

Como fazer um churrasco mais saudável

Aqui lhe diremos quais são as alternativas menos oleosas, mais nutritivas e igualmente saborosas.

É um dos melhores planos quando o bom tempo chega. Em família ou com amigos, ninguém fica desapontado quando é convidado para um churrasco. Embora frequentemente este evento seja relacionado a um bacanal de carne e gordura, não necessariamente tem que ser assim. Existem alternativas menos calóricas, mais nutritivas e igualmente saborosas.

Churrasco mais saudável

A primeira coisa é saber como fazer a compra. Aquele que já organizou um churrasco sabe que, por alguma estranha razão, há sempre muita comida. Calcule os valores antecipadamente, mas de forma racional e respondendo às seguintes perguntas: Será um evento diurno ou noturno? Quantas pessoas irão? Quanto cada pessoa é capaz de comer? Nós só vamos levar carne ou haverá outros produtos na mesa? O ideal é não passar dois ou três pedaços de carne por pessoa, recomenda Marta Gámez, nutricionista do NC Salud Group.

A especialista aconselha a começar com pratos saudáveis, como legumes grelhados (berinjela, espargos verdes, abobrinha, pimentão e tomate) ou salada, para “enganar o estômago”. Então, quando o prato principal chegar, nos sentiremos satisfeitos e evitaremos comer compulsivamente.

Se não for um grande fã de vegetais, outros petiscos de baixo teor de gordura são orelhas, camarões e batatas grelhadas ou assadas”, explica a nutricionista espanhola Patricia Escribano, do Serviço de Promoção a Saúde de Sanitas.

Para não comer demais, é importante fazê-lo lentamente, porque “o sinal da saciedade leva vinte minutos para chegar do intestino ao cérebro”, alerta Gámez. Outra boa maneira de controlar as quantidades que consumimos é “servir a comida no prato”, acrescenta Escribano.

Para os que não são fãs de verdura.

É difícil pensar em um churrasco e não imaginar linguiças, calabresas, bacon, pão de alho, farofas e costelas enchendo os pratos. Não precisa descartar todos, mas para o cuidado da saúde, são preferíveis carnes menos gordura como frango, coelho, peru ou perdiz.

Se você está cansado de sempre fazer churrasco com carne, substitua o “espetinho” e faça umas sardinhas. Assadas permanecem deliciosas e também são ricas em ômega 3 e ácido graxo benéficos para o coração. Salmão, cavala ou atum têm as mesmas propriedades e também são peixes saborosos.

Acompanhamentos caseiros

Preparar molhos saudáveis

Molhos são outra estrela deste tipo de eventos, mas se eles são industriais podem disparar as calorias. Um truque para saber a quantidade de óleo usando é olhar na composição a lista de ingredientes. “O primeiro alimento é o mais presente e o último o menos”, Gamez disse. Como alternativas podemos usar mostarda dijon, chimichurri, molhos com limão, especiarias, alho ou iogurte caseiro ou molho de guacamole.

A água seria a bebida mais recomendada para esse tipo de evento. Tem zero calorias e nos ajuda a digerir. Mas é compreensível que você queira algo mais festivo. Você pode cortar cerveja, o refrigerante ou a sangria e optar em se refrescar com limonadas ou outros sucos de frutas caseiras com gelo e hortelã.

O fruto deve ser o protagonista da sobremesa, seja integral, em salada de frutas ou espremido. Contribui com pouquíssimas calorias, é refrescante e possui vitaminas e fibras, o que nos ajuda a manter um trânsito intestinal correto.

Um “churrasco descontrolado” pode assumir uma ingestão de 800 calorias, ou seja, quase metade do valor calórico diário, que é de 2.000 calorias “, adverte Gámez. Mas se seguirmos o conselho dos especialistas, poderemos reduzir o número pela metade.

Compartilhar o artigo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Artigos relacionados
Limpar e usar churrasquiera a gás
Dicas

Como usar uma Churrasqueira a Gás

Dicas para manter e usar corretamente sua churrasquiera de gás. Como você pode ver, a manutenção e o cuidado da churrasqueira são parte fundamental do processo. Então, siga estas técnicas

Lear mais »
Receita de molho barbecue
Receitas

Receita de Molho Churrasco.

Quer aprender a preparar o verdadeiro molho de churrasco? Não existe nada melhor para acompanhar carnes como de porco, ou de frango, cozinhadas ao ar livre. Anota bem os passos

Lear mais »
Como planejar uma festa de churrasco
Dicas

Como Planejar um churrasco

PLANO DE FESTA DE CHURRASCO PARA TRIUNFAR E APRECIAR Que fazer para que uma Festa de churrasco tenha sucesso Agora que o clima esquentou, já podemos tirar o máximo proveito

Lear mais »