A MAIS TRADICIONAL DAS CHURRASQUEIRAS

CHURRASQUEIRA PRÉ MOLDADA DE ALVENARIA

Churrasqueira pré moldada

A churrasqueira de alvenaria, ou tijolinho, como também é conhecida, é o modelo mais tradicional de churrasqueira e a preferida pelos amantes de um bom churrasco, principalmente aqueles que não dispensam que a carne seja assada na brasa e com o cheirinho de fumaça tão característico.

As churrasqueiras de tijolo ou tijolinho são inteiramente feitas de tijolos, na maioria das vezes de material refratário, e possui outros acessórios, como grelhas, coifas, dutos e chaminés, que ajudam a dispersar a fumaça e a assar com mais qualidade e eficiência.

Planta churrasquiera

A fonte de calor utilizada pelas churrasqueiras de alvenaria é o carvão ou a lenha colocada em sua base para produzir o fogo e assar as carnes. Por conta disso, esse tipo de churrasqueira pré moldada é mais indicado para áreas externas, embora também possa ser construída em ambientes mais fechados.

Churrasqueira de Tijolo. Quais são as vantagens ?

As vantagens em se contar com uma churrasqueira de tijolinho em casa são muitas, principalmente na questão eficiência e desempenho térmico. Esse tipo de churrasqueira consegue assar a carne bem mais rápido do que os modelos a gás e elétricos por contar com uma estrutura mais robusta e mais espaço para a fonte de calor. E o melhor é que esse calor não passa para o ambiente, já que o material utilizado tem baixa absorvência.

DURABILIDADE

As churrasqueiras de alvenaria são mais duráveis, podendo conservar-se por anos e ainda apresentar a mesma eficiência. Bem ao contrário das concorrentes, que acabam quebrando facilmente ou enferrujando muito rápido

MENOS PROBLEMAS COM FUMAÇA

E se engana quem pensa que esse tipo de churrasqueira enche o ambiente de fumaça. Pelo contrário, as churrasqueiras de alvenaria possuem dutos e chaminés que guiam a fumaça para fora do local onde se está fazendo o churrasco, proporcionando conforto aos que estão por perto

ESTÉTICA

A questão estética de uma churrasqueira de tijolinho também é uma enorme vantagem. Seja em uma área gourmet ou quintal, perto da piscina, esse tipo de churrasqueira chama a atenção e dá um toque mais rústico todo especial ao ambiente.

Grelhas e Utensilios para Churrasqueiras Pré Moldadas

Utensilios que com certeza farão toda a diferença.

Desvantagens das Churrasqueiras de Alvenaria

Necesidade de espaço

As desvantagens das churrasqueiras de alvenaria estão diretamente relacionadas à quantidade de espaço necessário para construí-la e à fonte de calor utilizada por ela. Pessoas que moram em apartamentos, dificilmente conseguirão ter uma churrasqueira do tipo em casa, já que, geralmente, os apartamentos têm pouco espaço disponível e as áreas ao ar livre também são poucas e pequenas. Alguns apartamentos até possuem churrasqueira de tijolinho, mas provavelmente ela já foi projetada e construída junto com a estrutura do prédio ou é uma churrasqueira do condomínio, disponível para todos os condôminos

Churrasqueira pré moldada branca

Fumaça em ambientes poequenos

Outra desvantagem das churrasqueiras de alvenaria é a fumaça, as cinzas e a fuligem produzida enquanto a carne assa. Em ambientes abertos a fumaça é retirada através da chaminé, o que não é possível em um apartamento, que, por ser um local muito fechado, também pode ser extremamente afetado pelas cinzas e pela fuligem. Porém, se você não mora em apartamento e possui um amplo espaço aberto, praticamente não há desvantagens e você pode construir a sua churrasqueira de tijolinho sem problemas. Mas como fazer isso?
Descubra a seguir!

Como de Alvenaria

A construção de uma churrasqueira de alvenaria não é muito difícil e você mesmo pode fazer a sua, embora seja recomendada a contratação de um profissional para elaborar o projeto da melhor maneira possível e adaptá-lo ao espaço e ambiente que você tem disponível

Ambiente este, inclusive, que é uma das partes mais importantes do processo de construção de uma churrasqueira pré moldada ou de tijolo, pois, se mal escolhido, pode trazer todo o projeto abaixo enchendo todo o local de fumaça ou simplesmente não funcionando.

Escolha do local

Escolher o local para a churrasqueira

A primeira dica quanto à escolha do local para a construção da churrasqueira é que ele deve estar longe de correntes de vento e, assim como não pode ser em espaço fechado, também não pode estar em espaços muito abertos. Isso porque o vento pode atrapalhar imensamente o seu churrasco, dificultando o acendimento da churrasqueira e acelerando o processo de queima do carvão, levando ao desperdício.

Com isso em mente, escolha o melhor lugar do seu quintal para a construção e, caso queira, você pode construir um local mais fechado, completamente dedicado à churrasqueira de alvenaria, como um espaço gourmet.

Na hora de escolher o local, não deixe de considerar, também, um espaço extra para a construção de uma bancada que vai servir de apoio na preparação dos aperitivos e corte das carnes, também dando uma boa mesa para os convidados

Construir a churrasqueira

O processo de construção de um churrasqueira de alvenaria começa com o projeto da mesma. Nele, são definidos questões como comprimento, largura, espaço interno, tamanho da chaminé, espaço para as grelhas e muito mais; tudo determinado com base no local onde será construída

Essa é a parte realmente difícil da coisa e, por isso, é recomendada a contratação de um profissional. A internet também dispõe de projetos já prontos que você pode utilizar, apenas adaptando as medidas para o seu espaço.

Com o projeto pronto, é hora de pensar nos materiais que serão utilizados. Recomenda-se que sejam usadas placas de cimento e tijolos refratários, pois esse material absorve menos calor. A argamassa para rejunte das peças também deve ser do tipo refratária para que o calor que passe da churrasqueira para fora seja mínimo.

Após escolher os materiais, basta fazer a construção com base no projeto e pronto! Você já pode contar com uma churrasqueira de alvenaria em casa para reunir os amigos e curtir um delicioso churrasco. 

Se você achou o processo de construção muito complicado e não tem tempo ou não quer lidar com um projeto assim, existem também as churrasqueiras de tijolinho pré moldadas que podem te servir bem. 

Quanto custa uma Churrasqueira de Alvenaria

O projeto e construção de uma churrasqueira  de tijolo ou tijolinho pode sair bem salgado, podendo chegar aos R$ 2.000,00 ou até mais dependendo do modelo e local. Mas vale a pena, já que tudo será recompensado pelo ótimos churrascos e momentos juntos à família e amigos, sem falar na valorização que uma churrasqueira do tipo traz para o ambiente.

Os modelos de churrasquiera pré moldados são bem mais baratos e você encontra facilmente em lojas físicas e online. E o melhor de tudo é que as churrasqueiras de alvenaria pré-moldada também podem ser cobertas com tijolos mais tarde para melhorar a estética.

Mas independentemente do modelo escolhido, uma churrasqueira de tijolinho é uma das melhores opções de churrasqueira do mercado e irá cumpir o seu dever de assar e proporcionar bons momentos de descontração com louvor

Além de churrasqueiras de Tijolo, também analisamos:

Blog Parachurrasco.com

Dicas, informções, receitas e muito mais. Tudo aquilo que um amante do churrasco precisa.

Autentico churrasco grego com espetos
Curiosidades

O que é um churrasco grego?

O que é um churrasco grego? Um churrasco grego é um evento ao ar livre que pode ser compartilhado por uma única família ou uma comunidade inteira. Embora pareça muito

Ler mais

Ultima atualização 2019-11-12 / Links para Associados / Imagens oferecidas desde a Plataforma Amazon Brasil.